sábado, abril 26, 2008

ENCONTRO EM CURITIBA - 26/04/2008

Meninas,

Temos encontro em Curitiba hoje, assim mesmo, na marca do pênalti.

Marcamos em cima da hora porque o encontro de hoje é para fazer quadradinhos, com os quais completaremos as mantinhas dos 26 velhinhos que nossa colega Nazir está coordenando. Faltam poucas mantas e o frio está chegando então temos que completar logo as 26 mantas.

Se você mora em Curitiba, está em Curitiba ou Região Metropolitana, venha passar umas horinhas conosco hoje a tarde. Nosso grupinho é bem animado e simpático.

Horário: Inicia às 14 horas - Acaba quando a última for embora.

Local: Shoping Curitiba - na praça da alimentação ao lado do café.

Pedimos que leve seus restos de lãs, sua agulha e disposição para bater papo e crochetar quadradinhos para doação.

segunda-feira, abril 21, 2008

Quadradinhos de Crochê - Abril/2008




















Olá!

Espero que o feriadão tenha sido legal para todas.

Para mim foi produtivo, fiz muito crochê.

Adiantei bastante nossa peça surpresa e fiz alguns quadradinhos que publico aqui como meu acervo e também para que vocês possam copiar os que gostarem.

Alguns quadradinhos vão para São Paulo, para a Rosinha, sorteada do mês em nosso grupo Crochê Meu Vício. Outros vão para Blumenau onde nossa colega Nazir está montando mantas para um asilo. No asilo tem 26 velhinhos e ainda falta montar manta para 11 deles. Estamos ajudando a Nazir porque ela fez o propósito de levar uma manta para cada velhinho pois seria muito triste chegar com mantas para apenas alguns deles. Se tudo correr bem até final de maio ela estará com as mantas prontas. Se alguém quiser ajudar enviando quadradinhos, deixa um recadinho que passo o endereço dela através de email.
Abraços!

Marina

terça-feira, abril 08, 2008

Peça Surpresa 1.6

Meninas,

Aí vaí uma visão geral de uma parte da peça.




E aqui temos um detalhe do início da carreira de leques.

Estou admirada como está indo rápido.

Beijos

Ma


Peça Surpresa 1.5

E aí meninas, vamos lá?


1- Fazer uma tira com 8 flores; Ao redor das tiras trabalhar um ponto alto e três correntinhas e nas pétalas fazer um ponto baixo. Pronto, vocês terão uma cercadura ao redor das flores. Acima vocês podem ver o local exato em que a agulha deve entrar para fazer o ponto alto.




2- Depois que fizer a cercadura de pontos altos ao redor da tira de flores, vocês irão trabalhar um dos lados como mostra a foto acima. O começo da carreira é feito assim: três correntinhas (equivalem ao primeiro ponto alto), um ponto alto no próximo pronto alto da cercadura, duas correntinhas e mais um ponto alto no mesmo ponto alto, segue assim até o final da carreira e no último ponto alto fazer um ponto alto. Trabalhar assim por cinco carreiras.


3- Aqui dá para ver como é feito o início da carreira e as carreiras seguintes.


4- Agora vamos mudar os pontos. Nesta carreira vamos fazer três correntinhas (corresponde a um ponto alto) e no próximo motivo faz um leque de três pontos altos, uma corrente, três pontos altos; pula um motivo da carreira anterior e faz mais um leque no próximo motivo. No final da carreira faz 1 ponto alto.

Na carreira da volta faz: 5 correntinhas, 1 ponto alto no meio do leque da carreira anterior, duas correntinhas, 1 ponto alto; 3 correntinhas e repete tudo até o último leque, 2 correntinhas, 1 ponto alto, virar o trabalho e recomeçar os leques.

Vamos repetir o procedimento número 4 até que tenhamos 10 carreiras de leque, aí vamos parar e trocar uma idéia.

Se tiverem dúvidas escrevam-me para que eu possa refazer a receitinha de uma forma que seja mais fácil o entendimento. Afinal esta peça é uma brincadeira que estou fazendo com minhas amigas. Mas a minha está ficando lindinha, bem como eu queria: uma peça alegre e prática e charmosa para se usar sobre uma básica. Ui, falei demais.

domingo, abril 06, 2008

Peça Surpresa 1.4

Ai minhas amigas, vocês já devem estar perdendo a paciência com essa peça surpresa e comigo, não é mesmo? Está sendo uma surpresa mesmo, até para mim.

Tenho duas boas notícias e duas más notícias.

Vamos primeiro às más:

1- Antes de começar a peça, testei a flor, testei a lã e a agulha: tudo certinho. Quando saí das flores e passei para o corpo da peça, o trabalho começou a esticar de um jeito que fui obrigada a desmanchar e recomeçar tudo.

2- A minha máquina fotográfica está com defeito e não tenho como mostrar fotos para vocês por enquanto.

Agora as boas :

1- Como a peça aumentou muito, troquei as agulhas por 4,5 e diminui o número de flores para 8. Resultado faremos a peça com menos lã e com menos pontos para trabalharmos.

2- Como diminuímos o número de flores, ficamos com menos pontos e a peça será feita em menos tempo. A minha já está com 20 centímetros (esses 20 centímetros foram feitos em menos de duas horas) e vai muito rápido. Depois é claro, que corrigi o gráfico e adaptei para nossa peça.

Espero que amanhã eu possa mostrar-lhes a evolução para que vocês também possam dar sequência na peça de vocês e usar já no próximo inverno.

Tenham um pouquinho mais de paciência.

sábado, abril 05, 2008

Peça Surpresa 1.3

Amadinhas,

Como surgiram algumas dúvidas , vamos esclarecer umas coisinhas.

Imaginem que o tamanho das flores e o número da agulha vai depender da medida do seu busto e do seu ponto. Se o seu ponto é bem apertado você usa uma agulha mais grossa, se for um ponto largo você usa uma agulha mais fina.

O importante é que ao tecer 10 flores você tenha a medida de seu busto dividido por 2, bem folgadinho pois é uma peça de inverno onde usaremos uma roupa por baixo.

Assim, vou citar o meu exemplo: Tenho 1,20 de busto - dividido por 2 = 60 cm Então eu preciso de 8 flores de 7,5 cm - como quero mais folgadinho no corpo estou fazendo com 10 flores.

Se você ficou em dúvida, espera um pouquinho mais que até 2ª feira eu posto uma foto do começo do trabalho e você já vai sacar o que estamos fazendo.

Aliás, quem é do meu grupo, Crochê Meu Vício já vai matar a xarada porque a peça passou pelo grupo esta semana, só que as flores são em outro modelo.

Beijinhos

Ma